quarta-feira, 16 de março de 2011

Religião, Morte e Mitologia Egípcia/Joh Háma nº14 6ºF

       

                                                      Egito Antico século XV a.C.
           Olá amigos!!!
           Hoje eu vou falar um pouco sobre a religião, morte e mitologia egípcia. A antiga religião egípcia ou mitologia egípcia é o nome dado a religião praticada no Egito Antigo desde o período pré-dinástico, a cerca de 3.000 a.C. até o surgimento do Cristianismo. Inicialmente era uma religião politeísta, crença em várias divindades.


Pendente em ouro de Osorkon II (XXII dinastia). O deus Osíris (ao centro) acompanhado pelo seu filho Hórus e esposa, Ísis, formando uma tríade
        
          Estas divindades possuíam algumas características (poderes), acima da capacidade humana. Podiam estar presentes em vários lugares ao mesmo tempo, assumir várias formas (animais)  e modificar os fenômenos da natureza. Cada cidade do Egito Antigo possuia um deus protetor, que recebia oferendas e pedidos da população local.


deuses egípcios - Anubis
Anúbis: deus dos mortos e do submundo


DEUSES EGÍPCIOS
Nome do deus(a) O que representava
Sol (principal deus da religião egípcia)
Tothsabedoria, conhecimento, representante da Lua
Anúbisos mortos e o submundo
Bastetfertilidade, protetora das mulheres grávidas
Hathoramor, alegria, dança, vinho, festas
Hóruscéu
Khnumcriatividade, controlador das águas do rio Nilo
Maetjustiça e equilíbrio
Ptahobras feitas em pedra
Sethtempestade, mal, desordem e violência
Sobekpaciência, astúcia
Osírisvida após a morte, vegetação
Ísisamor, magia
Tefnutnuvem e umidade
Chuar seco, luz do sol
Gebterra
          


           De acordo com a religião egípcia, a alma da pessoa precisava de um corpo para a vida após a morte. Preocupados com este problema, os egípcios criaram a mumificação. Após este processo, a múmia era colocada num sarcófago, que seria levado a uma pirâmide para ser protegido e conservado.
           O processo de mumificação foi tão eficiente, que foi possível, identificar as causas da morte do faraó, doenças e até o que eles comiam. No sarcófago era colocado também o livro dos mortos, contando tudo de bom que o faraó fez durante a vida. Osíris, o deus da morte iria utilizar o livro para julgá-lo.



Anúbis era o deus egípcio associado a mumificação e rituais fúnebres; aqui, ele atende a uma múmia


EXEMPLO DE FARAÓ  FAMOSO E SUAS REALIZAÇÕES

          Tutankamon, o menino faraó, governou o Egito dos 10 aos 19 anos de idade. Morreu, provavelmente de malária ou assassinado.Sua pirâmide foi encontrada em 1.922. Dentro dela foram achados seu sarcófago, sua múmia e um tesouro impressionante.



    O faraó Tutankhamon

CURIOSIDADES: A MALDIÇÃO DO FARAÓ

          No começo do século XX, os arqueólogos descobriram várias múmias. Nelas encontraram vários textos que diziam "morreria aquele que perturbasse o sono eterno do faraó". Alguns arqueólogos morreram de forma estranha e sem explicação, ao entrar na pirâmide. Os jornais divulgaram que havia a "maldição dos faraós". Porém, os estudos demostraram que se tratava de um fungo letal que vivia dentro das pirâmides, que atacava os arqueólogos.

ESFINGE EGÍPCIA 

         A esfinge é uma criatura mística, com corpo de leão e cabeça humana (normalmente de um faraó). Era importante para demostrar poder e guardar a pirâmide. A mais famosa é a de Sesheps ou a Esfinge de Gizé.
Ela fica no Planalto de Gizé, no banco oeste do rio Nilo.O seu rosto é do faraó Quéfren ou de seu irmão Djedefr.



A esfinge de Gizé, com a pirâmide de Quéfren atrás dela

FONTES

wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário