segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Art Nouveau - Pedro Tilki 24

ART NOUVEAU

Surgido na Europa entre 1883 e 1910, o Art Nouveau (arte nova) foi um movimento voltado ao design e à arquitetura, que influenciou também nas artes plásticas.  Explorava novos materiais, como o ferro, o vidro e os avanços tecnológicos. Caracterizado por exuberância decorativa, formas ondulantes e contornos sinuosos, procurou sempre um ritmo elegante, feito de linhas entrelaçadas. Pintores como Pierre Bonnard e Gustav Klimt, criaram cartazes e objetos de decoração. Na pintura, o estilo alcançou seu período de sucesso entre as duas últimas décadas do século 19 e as duas primeiras do século 20, quando foi substituído pelo estilo art déco e, em seguida, definitivamente abandonado.


Cabeçalho do periódico O Malho, Rio de Janeiro, início do século 20. É forte a influência do art nouveau no título do jornal

O Art Nouveau na arquitetura

Na arquitetura o art nouveau surgiu como uma inovação com um estilo floreado, em que se destacam formas inspiradas em folhagens, flores, labaredas e outros elementos naturais. Os edifícios apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares como se retas e ângulos retos fossem colocados em importância secundária. Mosaicos e mistura de materiais caracterizam as obras, como as de Antoni Gaudí,  na Espanha. Com cacos de vidro e ladrilhos, ele decora construções como o Parque Güell, a Casa Batlló e a Casa Milá e a Catedral da Sagrada Família, em Barcelona.


Casa Batlló, de Gaudi 

Foi no início do século XX que o art nouveau chegou ao Brasil, principalmente na decoração de interiores ou em grades e elementos arquitetônicos de ferro. Ë um exemplo disso, no Rio de Janeiro, a decoração da Confeitaria Colombo.



A Vila Penteado é uma das últimas obras restantes do estilo art nouveau na cidade de São Paulo. Projetada em estilo art nouveau francês, foi construída em 1902 para abrigar duas importantes famílias paulistas. Doada à USP em 1949, é hoje sede da Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, no bairro de Higienópolis.




Gustav Klimt – Art Nouveau


Gustav Klimt nasceu em Baumgarten, Áustria, em 1862. Iniciou, ainda aos 14 anos, seus estudos na Escola de Artes e Ofícios de Viena. Com o irmão Ernst e o pintor Franz Matsch, decoram o átrio do Kunsthistorisches Museum.  Com o tempo e o desenvolvimento do trabalho vêm as encomendas : alegorias para o teto do Palácio Sturany em Viena e o Teto do estabelecimento termal de Karlsbad, na então Tchecoslováquia, além da Villa Hermès , retiro da imperatriz Elisabeth.  A partir do Burgtheater, o seu estilo começa a diferenciar-se dos de seus parceiros. Foi aí que a arte floral , o Art Nouveau , começava a surgir na Europa. Em 1888 recebe a Cruz de Ouro de Mérito Artístico do imperador Francisco José e, em 1890, decora a  escadaria do Kunsthistorisches Museum em Viena. Tendo até chocado algumas esferas acadêmicas por seu estilo, Tornou-se o artista predileto da sociedade local, destacando-se como um retratista especializado em pintar figuras femininas com uma rica ornamentação, o que se tornaria sua marca registrada. Seus trabalhos mais famosos são da"fase dourada", onde as figuras humanas são adornadas por espirais, arabescos e formas geométricas, com fundo exuberante e fantasioso.


Em 1910 participou da bienal de Veneza e em 1911 recebeu o primeiro prêmio na Exposição Internacional de Roma. Em 1917, aos 55 anos, foi eleito membro honorário da Academia de Arte de Viena, um ano antes de falecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário