quinta-feira, 11 de agosto de 2011

JOH HÁMA 6F/Nº14 A ARTE NOUVEAU E HENRI MARIE RAYMOND DE TOULOUSE-LAUTREC MONFA

  A ARTE NOUVEAU
 
  A Arte Nouveau foi um estilo estético, essencialmente do design e da arquitetura, que influenciou o mundo das artes plásticas.
  Teve grande destaque na Belle Époque, isto é, nas últimas décadas do século XIX e, nas primeiras décadas do século XX. Relaciona-se com a Revolução Industrial na Europa. Houve a exploração de novos materiais (o ferro e o vidro) e, avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida que teve grande influência nos cartazes.
  A Arte Nouveau caracterizou-se por formas orgânicas, escapismo da natureza, valorização do trabalho artesanal, entre outros.
  Ao contrário da maioria das correntes, a Arte Nouveau não foi dominada pela pintura. Os artistas criaram cartazes e objetos de decoração memoráveis. Foi um estilo estético que preparou o caminho para o design moderno.
 A Arte Nouveau também modernizou o design editorial, a tipografia e o design das marcas comercias, além do desenvolvimento de cartazes modernos. Revolucionou também o design da moda, dos tecidos e do mobiliário. A litografia colorida foi responsável pelo florecimento e difusão dos cartazes impressos.


EXPOENTE/TOULOUSE-LAUTREC



  Arte Nouveau teve como um dos principais expoentes Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa.
TOULOUSE-LAUTREC COM 28 ANOS
  Ele nasceu em Albi-França em 24 de Novembro de 1.864 e morreu em Saint-André-du-Bois em 09 de setembro de 1.901.
  Foi um pintor pós-impressionismo e litógrafo francês que pintou a vida boêmia de Paris do final do século XIX. Toulouse-Lautrec nasceu na nobreza francesa. Sofria de distrofia polihipofisária que o levou ao desenvolvimento anormal de alguns ossos. Apresentou fratura do fêmur direito e, depois do esquerdo, na adolescência e, em consequência disso, parou de crescer. Sua altura era de um metro e cinquenta e dois centímetros. O seu corpo era de adulto e as pernas, de criança.




TROUPE DEMLLEELEGANTINE 1.896

                                         
   Mais tarde foi estudar com Fernand Cormon, em Montmartre-Paris. Lá começou sua vida de boemia. Foi frequentador assíduo do Moulin Rouge e outro cabarés.
   Seu estilo sofreu influência da fotografia e das gravuras japonesas.
  Além disso, retratou as casas noturnas com a cantora Yvette Gilbert, a dançarina Louise Weber (La Goulue/A Gulosa que criou o cancan francês) e a discreta dançarina Jane Avril.


LA GOULUE



AVRIL (JANE AVRIL)
CARTAZ 1.893
















   Fez também cartazes promocionais dos cabarés e teatros. Foi uma revolução da publicidade do século XIX, para ser comprada e utilizada pelo comércio crescente gerado pela Revolução Industrial.
  O cartaz litográfico colorido é uma nova ferramenta de divulgação de locais de lazer parisiense. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes, definindo o estilo que seria conhecido como Art Nouveau. Sua litografia continha de 4 a 6 cores. Usava muito o vermelho, cabelos cor de laranja e cor verde limão. Era o mestre do contorno simples. Não pintava sombras. O papel utilizado era, preferencialmente amarelo.



CARTAZ DO MOULIN ROUGE 1.891


  Toulouse-Lautre teve uma vida muito curta. Viveu apenas 36 anos. Em 1.899, Toulouse-Lautrec sofreu uma crise e, foi internado vítima de alcoolismo. Em 1.901, não foi mais capaz de viver sozinho. Sofreu vários ataque de paralisia e, não conseguia mais pintar. Em 09 de setembro de 1.901, morreu nos braços de sua mãe.


MUSEU TOULOUSE-LAUTERC


FONTE

educação.uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário